Saturno e a Colheita

Saturno e a Colheita



Estamos saindo de um ano regido pelo Sol segundo a astrologia ocidental e entrando num ano regido por Saturno. Mais do que isso, é o fim de um longo período de 36 anos regido pelo Sol e agora entramos nos 36 anos regidos por Saturno.

Para aqueles que entendem um pouco de astrologia, isso soa como assustador. Pois saturno tem a imagem do castrador cruel, das restrições e das limitações.

No entanto, se enxergarmos por outro ponto de vista, entenderemos que nem sempre Saturno é um planeta maléfico como os antigos diziam.

A Roda Astrológica

Escorpião é o signo das sombras que precisamos encarar e curar. É quando enfrentamos nosso pior inimigo dentro da caverna.
Na roda astrológica, depois de Escorpião, vem Sagitário. Sagitário vem logo depois de conseguirmos derrotar nosso pior inimigo. Recebemos recompensas e parece que somos deuses iluminados depois disso. Temos a sensação de que podemos tudo e em abundância.
O sagitariano tem como característica muitas vezes se entregar também aos prazeres da carne, ao que é mais instintivo, não necessariamente sendo o mais elevado. Ele tem  uma polaridade divina e uma polaridade instinto animal. Logo, ele pode pensar que pode tudo, ter uma crise de ego e pode começar a fazer coisas que desrespeitam o próximo.
E é justamente porque está desrespeitando o próximo que a pessoa precisa de uma cortada de Saturno.
Mas estes cortes nada mais são do que o processo da poda das árvores e das plantas pelo jardineiro. As podas fazem galhos mais viçosos crescerem e a planta pode se renovar de uma maneira mais bonita e saudável.
.
Regras e leis

Saturno surge para colocar regras e leis em tudo o que anda fora do respeito ao próximo. Pessoas que querem roubar apenas para ostentar serão punidas e obrigadas a devolver o que roubaram. As pessoas começam a tomar mais cuidado com adultério por exemplo, porque percebem o quanto isso leva ao desrespeito ao próximo. As comidas adulteradas passam a ser fiscalizadas e as pessoas começam a se conscientizar para não serem desrespeitadas.

Saturno, a Foice e o Tempo



O nome de Saturno em grego é Chronos, que significa Tempo. O tempo leva ao amadurecimento, como a fruta que se for colhida verde, pode não ser boa, precisa ser colhida no tempo certo, quando está madura. A foice serve para colher cereais como o trigo.

A frase "A justiça tarda mas não falha." é o melhor significado do tempo. 

O Pai Tempo carregava simbolicamente uma foice, pois o tempo também está relacionado à morte. Mas essa foice apenas corta o que não está de acordo com o respeito ao próximo. Corta relacionamentos por exemplo que são temporários e ilusórios, como relacionamentos casuais, casos extraconjugais. Relacionamentos mais duradouros começam a aparecer, casamentos maduros de fato. Saturno num mapa astral na área do casamento não quer dizer que a pessoa não vai casar ou que terá um casamento ruim. Muitas vezes quer dizer que a pessoa vai conseguir amadurecer a ideia e vai se casar de maneira estável cortando tudo o que é contra o respeito ao próximo como por exemplo o adultério.

O tempo leva embora tudo o que é ilusório, deixa apenas o que deve durar para a próxima fase, o que é verdadeiro.

O tempo prova o amor verdadeiro pois leva embora todos os relacionamentos falsos e ilusórios.
O tempo prova as amizades duradouras, baseadas na confiança, no respeito.
O tempo prova todas as virtudes. A paciência, a humildade.
O tempo prova a resistência e a durabilidade.

Saturno e o Carma 

Saturno é carma, culpa e expiação somente para aqueles que estão fazendo algo de errado, se estão desrespeitando outras pessoas.  Quem já está andando fora do Carma, ou seja, quem anda no Darma que é o caminho reto, o caminho espiritual verdadeiro de ações que respeitam o próximo, não teme o Carma. Não teme Saturno.

Colheita do Joio e do Trigo

Quem semeia ventos, colhe tempestades.
Quem semeia amor, colhe amor.
Quem semeia competição e desrespeito, colhe humilhação e separação.

Saturno apenas ensina que quem plantou corretamente vai colher corretamente. Quem plantou o mal, colherá o mal.

Assim é a separação do joio do trigo, na Bíblia. A colheita já começou. Saturno está com a foice na mão para colher o que cada um plantou.

Portanto, semeie sempre o bem para colher o bem.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas