Como Lidar Com o Luto

Como Lidar Com o Luto

Last Kiss (Pearl Jam)



Quase todos nós temos de lidar com a perda de um ente querido, de um amigo (a) de um namorado (a) ou de um bichinho de estimação.

Coloquei aqui "Como Lidar Com o Luto" porque acho difícil alguém se curar completamente deste processo de perda, acho que dá para amenizar a dor, porém curar completamente não é nada fácil. Se mágoas algumas vezes são muito difíceis de serem curadas, imagine as perdas por morte.

"Oh, onde, onde pode estar o meu amor? O Senhor a levou de mim. Ela foi para o céu, então eu preciso ser bom, para eu poder vê-la quando deixar este mundo." (Pearl Jam).

Perdas por morte tem vários aspectos a serem cuidados.

A Proximidade

O primeiro é o grau de intimidade e de ligação emocional que a pessoa tinha com quem partiu. As perdas mais difíceis são dos pais e a mais difícil a dos filhos, principalmente os crescidos.

Um processo muito doloroso também é ver os entes queridos adoecerem, sofrerem e vegetarem.

Canção Pra Você Viver Mais (Pato Fu)



Perder os pais ou vê-los adoecer dói muito porque são aqueles que nos amaram de maneira mais desprendida mesmo que de forma imperfeita. É claro que alguns não tiveram isto, mas algumas vezes tem outros entes queridos que substituem os pais neste papel.

Eles estiveram conosco desde sempre. Dedicaram suas vidas para que nós pudéssemos nos desenvolver em todos os aspectos. Nos ouviram nas épocas mais dolorosas de nossas vidas. Ter pais amigos que compartilham momentos e experiências ainda pode ser mais doloroso.

Quem vai parar para nos ouvir? Quem vai estar do nosso lado quando precisarmos? Quem vai nos abraçar e nos fazer carinho?

Pai (Fábio Jr.)



A perda de um filho é ainda mais dolorosa. Todos descrevem como sendo a pior dor. Os filhos são aqueles para quem nós dedicamos um amor que é próximo da verdadeira caridade.

É a expressão de sermos todos um porque os filhos são como nossa própria carne. São a expressão da nossa divindade no aspecto da criação, do nosso maior legado para este mundo.

E por mais que o filho faça, depois de educados e crescidos, os pais sempre o amarão. Isto é amor incondicional.

Tears In Heaven (Eric Clapton)




Como está quem partiu? Pra onde foi?

Existe este questionamento se há o fim do sofrimento ou se a pessoa ainda está a sofrer depois de partir.

Não quero questionar aqui as crenças de cada um. Se acreditam ou não em reencarnação, há quem encontre maneira de se reconfortar de alguma forma, mesmo que a pessoa que partiu não seja lá uma das melhores almas que passaram pela Terra.

Para aqueles que acreditam na reencarnação, mesmo os que não puderam ser melhores e foram pessoas tóxicas, podem ainda melhorar e podem se livrar do sofrimento de alguma maneira.

Para alguns, a comunicação com quem já foi pode trazer mais conforto. Esta era uma das missões de Chico Xavier e de tantos outros médiuns. Em particular, o filme "As Mães de Chico Xavier" fala sobre as tantas mães que perderam seus filhos que foram confortadas por ele.

É por isto que é importante rezar por quem parte. Rezar com todo o coração.

Culpas e Mágoas

A dor da perda piora se em vida brigamos sem nos reatarmos ou se temos mágoas e situações mal resolvidas com quem fez a passagem. A sensação é a de que não mais veremos a pessoa, como se ela estivesse distante e como se não fôssemos nos encontrar depois.

O Que É Aquilo?



O melhor a fazer é em vida buscarmos nos retratar com todos os que conhecemos. Fazer as pazes de alguma forma depois de nos curarmos. E é importante termos o desejo de nos curarmos e de nos cuidarmos sempre. Não deixar para depois o dar um presente, um abraço, um beijo, fazer carinho, um agrado. Não deixe de dizer tudo o que você sempre quis dizer para alguém. Ame sempre. Tenha paciência.

E mesmo que a pessoa esteja vegetando numa cama, é importante que você saiba disto: 

O espírito vê e ouve tudo. Ele está ali. Aja como se existisse a pessoa ali porque ela realmente existe.

Se não deu para fazer tudo isto, é preciso se curar das mágoas. Veja alguns recursos em "Como Limpar as Mágoas". Ao menos é necessário amenizar o sofrimento.

Chore e Viva o Luto

É muito importante chorar para eliminar substâncias que nos fazem mal, que são geradas nesta situação de estresse e tristeza. Ver "Microfotos Incríveis das Lágrimas e Emoções!". 

Cumpra todos os rituais necessários para se despedir, de acordo com a necessidade de cura. 

Consulte médiuns. Reze. Coloque tudo o que sente para fora.

É importante fazer terapia, buscar métodos de cura alternativa como o Reiki, a Cura Prânica, o Theta Healing, Magnified Healing, entre outros. O importante é amenizar a dor.

O luto pode ser uma causa real de adoecimento. Há pessoas que não vivem o luto, não choram e depois adoecem dos rins e de outras formas.

Recursos Médicos de Humanização da Hora da Partida

Hoje em dia é permitido que o acompanhante de um paciente terminal ou que chegue em uma emergência morrendo acompanhe as manobras de ressuscitação. Algumas vezes é possível reverter a situação e outras não. É importante que o acompanhante veja o que está acontecendo e que tenha a consciência de que tudo está sendo feito e corretamente para quem está nesta situação entre a vida e a morte. O assistente social tem o papel de estar junto com quem acompanha e de explicar tudo o que está acontecendo com tato, carinho e experiência.

LINKS DE REFERÊNCIA


Comentários

Postagens mais visitadas