Cooperação x Competição (Parte 2)

Cooperação x Competição 
(Parte 2)

Cooperação



O princípio da abundância

As pessoas cooperativas operam pelo princípio da abundância. Ver em "O Paradigma da Abundância".

Como é o mundo com a cooperação

As árvores são os seres mais sábios do mundo. Elas  tem as raízes fincadas na Terra e seus galhos e folhas captam a luz solar, transformando terra e luz em carboidratos, a matéria orgânica necessária para a vida. Elas se doam completamente para todos os seres vivos.

As algas também o fazem no mar.

Assim é a ecologia. Os seres vivos criam uma cadeia de interdependência, de cooperação. Muitos podem dizer que  há o topo da cadeia alimentar, só o mais forte sobrevive em regime de competição. No entanto, se há um excesso de matança de alguns animais ou plantas, isso afeta o ecossistema todo. Florestas podem sumir por conta disso. Oceanos, rios e lagos podem morrer.

Uma coisa é a ecologia, outra coisa é o ego, que diz que existe este topo da cadeia alimentar, a espécie mais forte de todas, a mais poderosa, como se isso fosse ótimo. Se assim fosse, o homem que seria o topo da cadeia alimentar não destruiria ecossistemas inteiros como o que aconteceu com a bacia do Rio Doce.

Dentro do princípio ecológico, todos tem o seu papel, todos tem uma importância, mas não que um seja mais importante que o outro. Um rato pode ser tão importante quanto um leão. Ao se julgar que no mundo existem mais ratos e eles povoam todos os continentes, inclusive as cidades, há que se pensar que os leões não são tão importantes assim. Eles não servem de alimento para animais maiores em todos os continentes do planeta.

Como o cooperativo vê o mundo

O indivíduo cooperativo enxerga o mundo como um lugar onde todas as pessoas e seres vivos tem um papel e uma importância igual, independente do poder. As pessoas sempre tem algo a oferecer e a trocar, precisam ser respeitadas de acordo com suas necessidades. Não há necessidade de domínio e controle.

Não existem perdedores e vencedores. Todos tem como contribuir com beleza, arte e amor. Nesta visão, as pessoas mantém o senso de autoestima e de importância sem se sentirem diminuídos por causa de uma prova ou um jogo.

Como o cooperativo se vê

O cooperativo se vê como igual aos outros. Ele está consciente de suas capacidades, não precisa olhar para a sociedade para ser o que é. Não existe melhor ou pior, apenas necessidades. Não precisa inventar que é algo que não é para se dizer forte.

A pessoa cooperativa baseia o seu bem estar no cumprimento do dever, na compreensão e acolhimento. O cooperativo pode ser mais verdadeiro consigo e com os outros.

Como o cooperativo vê os outros

Ele respeita as diferenças e compreende que cada um tem características próprias que são importantes no tempo certo e no lugar certo. Há muita empatia, compreensão, respeito, paciência para com os outros.

O amor flui em todos os campos, pois há respeito pelas pessoas. Há liderança compartilhada, onde as pessoas são respeitadas e há colaboração entre as pessoas para planejar as metas.

Se há respeito pelos outros, há também melhor conservação das relações e relacionamentos. Há relacionamentos mais verdadeiros pois existem trocas e acordos.

Pessoas que crescem em um ambiente cooperativo conseguem se adaptar melhor à sociedade, possuem uma auto-estima boa e auto-confiança para se realizarem.

Amor e cooperação

Dentro de um grupo de pessoas cooperativas, há apenas o amor entre todos, pois há respeito e segurança. O respeito não vem porque tal pessoa é campeã em alguma área. O respeito vem apenas pela pessoa ter nascido.

O amor vem do respeito às diferenças.

Humildade e altruísmo

Mesmo que a capacidade de uma pessoa cooperativa seja muito grande, com humildade e altruísmo essa capacidade é empregada para ajudar as pessoas e não para autopromoção.

Ouvir os outros, ter empatia, enxergar os outros é a base da cooperação. Compreensão e carinho, gentileza.

Admiração e Satisfação

Admiração sem idolatria e sem inveja tem lugar porque se há um senso de respeito e amor, há também a consciência de que aquilo que a pessoa quer ela vai alcançar, que não é o privilégio de alguns seres que pensam ser superiores.

Desapego e Compartilhar

Se as pessoas estão trabalhando em prol de um grupo, compartilhar é muito mais importante do que competir. Como não há falta, o desapego também acontece porque faz parte do compartilhar.

Cumprir a missão

O objetivo da pessoas cooperativa não é ganhar para ser melhor do que os outros. É simplesmente cumprir a missão, apenas realizar. Não é ficar parado mas também não é tomar do outro para realizar.

Ética

A pessoa cooperativa vai obedecer a ética porque ética é respeito ao próximo. Não há necessidade de quebrar a ética (respeito ao próximo) para conseguir cumprir a missão. Principalmente se essa missão é com a humanidade.

Realidade

A cooperação é um conceito que coloca a pessoa com os pés na realidade, no cumprimento dos deveres, na missão ao invés de agir através da ilusão, da fantasia de que a pessoa precisa ser mais do que os outros ou ter mais do que os outros.

Agindo nessa ilusão, perde-se muito tempo, dinheiro, energia em coisas que não são necessárias e acabam sendo desperdiçadas.

Não há necessidade de contar vantagem, de dizer algo que não é para parecer melhor ou maior que os outros. A pessoa pode ser o que é, com suas falhas e seus acertos.

Genética

Uma pessoa cooperativa vai agir para cumprir o objetivo. A área do cérebro que é acionada para isso é o sistema nervoso autônomo e a área insular.

Quando há um objetivo em grupo para ser cumprido, outras áreas do cérebro também atuam, o córtex orbito-frontal.

A dopamina e a serotonina aumentam se um objetivo é atingido.

Mas o interessante é que a testosterona aumenta se a pessoa é estimulada a atingir um objetivo, porém baixa se o objetivo não é conquistado ou se alguém ataca uma pessoa do mesmo grupo. O cérebro entende isso como uma perda coletiva.

A testosterona não está presente somente nos homens, as mulheres também tem testosterona. Um nível baixo de testosterona pode até levar à depressão.

É por isso que dentro de um grupo onde um ataca o outro, o astral fica baixo, as pessoas ficam desanimadas. Afinal, quem se anima a fazer alguma coisa se logo alguém vai vir para rebaixar e atacar?

LINKS DE PESQUISA
The neural bases of cooperation and competition: an fMRI investigation 
The Winner Effect: How Success Affects Brain Chemistry
A ilusão da Competição e as bênçãos da Cooperação - manual de uso!


Comentários

Postagens mais visitadas