NOSSO CORPO E A DUALIDADE

NOSSO CORPO E A DUALIDADE

A primeira divisão da dualidade em nossos corpos e espíritos veio com nossa separação dos sexos, entre homens e mulheres. Esta divisão faz com que instintivamente e inconscientemente nós busquemos um outro que nos complemente, precisamos do outro para viver.


Almas Gêmeas

Como fomos divididos em sexos opostos, com características próprias, precisamos desenvolver a aceitação, a tolerância e a paciência para com estas diferenças que são tão complementares e tão necessárias para funcionarmos no dia a dia. Os aprendizados das almas gêmeas, dos relacionamentos amorosos, do casamento são dos mais importantes, afinal é a intimidade e o cotidiano que constitui a nossa vida verdadeira.

A Energia Masculina e a Energia Feminina

O segundo chacra é o da dualidade. É o chacra da sexualidade, das energias masculina e feminina do nosso corpo.

O símbolo da dualidade que lida com estas energias é o Yin e Yang, que são as energias feminina e masculina respectivamente.




Para compreender melhor estes conceitos de Yin e Yang, vamos ampliar esta tabela. Em primeiro lugar, vamos retirar este conceito de negativo e positivo, como se o feminino fosse pior do que o masculino. Não é nada disto. São opostos complementares.

Há momentos em que você precisa ser ativo, agir e tomar decisões, mudar, tomar iniciativa. Há outros momentos em que o melhor é simplesmente estar na posição passiva, de deixar a situação passar sem agir, esperar, tolerar, ter paciência. Tudo depende da circunstância em que se vive.

A energia do fogo, do calor (quente), do verão é de movimento e ação, de sair para fora, relacionar-se com o exterior. O sol traz a energia para que os seres vivos se movimentem e cresçam. O dia é o momento em que a nossa vida cotidiana se desenrola. Por isto a energia Yang é vida. Em trabalhos xamânicos mais fortes, quando são realizados de dia, geralmente não há conflitos internos.

A energia da água, do frio, do inverno é a de diminuir o movimento, se resguardar, entrar para dentro de si e fazer o trabalho interior, mudar interiormente. A água se molda passivamente nos recipientes que percorre, passivamente, mas é poderoso solvente que pode furar as pedras mais duras. A energia da lua favorece a espiritualidade, o trabalho interno e a morte dos nossos instintos inferiores pois se trabalhamos para modificar o nosso interior, com o auto-conhecimento, corrigindo nossos defeitos e desenvolvendo nossas virtudes, o que morre dentro de nós são os instintos inferiores; não é morte física e sim a morte do que nos faz mal. Em trabalhos xamânicos noturnos mais fortes, o contato com os conflitos internos ocorre neste período e são resolvidos.

O Corpo Dividido em Energias Opostas

O nosso corpo também foi dividido em metades iguais. Há a crença de que o lado esquerdo do corpo, quando doente, reflete problemas de relacionamento com pessoas do sexo feminino. Doenças no lado direito do corpo, reflete problemas com pessoas do sexo masculino.


Cérebro esquerdo e direito


De acordo com a teoria da dominância do cérebro esquerdo ou cérebro direito, cada lado do cérebro controlaria diferentes tipos de pensamento.

Uma pessoa que se denomina como sendo do cérebro esquerdo (ou masculino) seria mais lógica, analítica, objetiva. 

Uma pessoa que se denomina como sendo do cérebro direito (ou feminino) seria mais intuitiva, emocional e subjetiva.

Note que para complicar, os hemisférios funcionariam do lado inverso do resto do corpo.

Esta teoria surgiu a partir do trabalho de Roger W. Sperry, que ganhou um prêmio Nobel em 1981, mas não por conta desta teoria. Sperry apenas descobriu que quando cortava o Corpo Caloso (que conecta os dois hemisférios do cérebro), ele podia reduzir ou eliminar crises convulsivas em epilépticos.

No entanto, estes pacientes também tinham sintomas colaterais. Muitos dos pacientes não conseguiam mais nomear objetos que eram processados pelo cérebro direito que já ligava os significados às emoções, mas conseguiam nomear objetos que eram processados do lado esquerdo do cérebro. Por conta disto, Sperry sugeriu que a linguagem lógica pudesse ser controlada pelo lado esquerdo do cérebro.

Pesquisas posteriores mostraram que o cérebro não é tão dicotômico como se pensou. Uma pesquisa recente mostrou que as habilidades de matemática são mais fortes quando ambos os hemisférios do cérebro trabalham juntos. Hoje em dia, cientistas sabem que os dois lados do cérebro trabalham juntos para fazer uma variedade de tarefas e os dois se comunicam através do corpo caloso.

O que acontece é que mesmo que um lado do cérebro atue distinguindo tons de voz que revelem emoções, ainda assim as pessoas nos estudos precisam dos dois hemisférios do cérebro para atuar, não há um predomínio de um hemisfério sobre o outro, independentemente da pessoa ser mais ou menos intuitiva.

Um exemplo seria o funcionamento do sistema límbico, que controla parte das nossas emoções. O sistema límbico atua nos dois hemisférios e não em um só e nem predominantemente em um só.


No entanto, os pesquisadores encontraram mais recentemente diferenças nos cérebros de homens e mulheres, mas não de atividade dos hemisférios cerebrais. As mulheres teriam mais conexões entre os dois hemisférios, dando-lhes uma maior facilidade em exercer múltiplas tarefas (será que é por isto a tal da dupla jornada). As mulheres continuam sendo mais emocionais e tem uma memória mais ativa.



Sim, considere as mães que trabalham como deusas. Elas operam no modo multitarefas e parecem ter múltiplos braços, como os deuses hindus.



Os homens tem mais conexões dentro de cada um hemisfério, sem interligar um ao outro. A única parte onde os homens teriam mais conexões entre os hemisférios seria no cerebelo, que é responsável pela coordenação motora. Nada mais justo do que os homens usarem seus músculos para ajudar na família.


Portanto, o termo correto talvez não seja cérebro direito e cérebro esquerdo e sim cérebro feminino e cérebro masculino

Os Olhos

Nós temos dois olhos e um terceiro olho acima dos mesmos, na linha do meio. Os olhos na linguagem espiritual são a maneira como nós enxergamos o mundo, as outras pessoas e a luz do mundo, simbolizando a visão espiritual.  Em um exercício de escaneamento do corpo humano com os sentidos psíquicos em um curso que fiz, uma aluna falou que viu a diferença entre os dois olhos. Um deles apontava mais para questões celestiais, divinas e outro para questões mais terrenas, mais densas.


Os Dois Olhos de Horus o Ancião

Os egípcios perceberam isto através das histórias sobre o Olho de Horus. Muitos não sabem que o olho de Horus eram os dois olhos da face e eram denominados "Os Dois Olhos de Horus o Ancião".


Separados, os olhos tinham significados diferentes.

O olho direito era denominado como Olho de Rá, simbolizava o Sol. Representa a informação concreta e factual. Lida com palavras, letras, números. É a mesma divisão do Yin e Yang do Tao Te Ching. Este seria o olho branco. Este seria o olho sempre intacto, que não sofreu injúria. Este olho seria o mais agressivo e algumas vezes seria associado com a íris da cor vermelha.



O olho esquerdo era denominado Olho de Thoth e simbolizava a Lua. Representa a informação estética, a intuição, as emoções. Este seria o olho negro. O olho esquerdo sofre injúria quando Horus entra em conflito com Seth (que seria a personificação do mal) e foi curado por Thoth, que o fez renascer ou se recuperar do ataque. Quando ele renasce, adquire a cor verde e representa o poder de cura e de renascimento. Assim são os processos xamânicos de cura mais profundos que ocorrem de noite, pela energia da Lua. Comumente é representado com a íris azul.


Olho de Thoth, da Lua, no barco com Thoth, do Templo de Hathor em Dendera

Há uma inscrição que diz "Os dois olhos de Horus, o negro e o branco. Pegue os dois e os coloque na sua fronte para que eles possam iluminar o seu rosto."


"O Horizonte", de um sarcófago de um sacerdote da vigésima primeira dinastia

 O disco luminoso está no meio dos dois olhos nesta figura "O Horizonte". Seria como o terceiro olho, acima dos dois olhos, da visão da dualidade. O terceiro olho conseguiria resolver esta dualidade com a sabedoria divina e se iluminaria a cada vez que este processo termina. Olhar para o horizonte significa olhar para a amplidão, ter uma visão ampla e clara.


Dá para perceber que seria como um triângulo onde os dois olhos são a base, de dualidade e o topo é o terceiro olho, que seria a unicidade, a sabedoria divina, a ligação com Deus? Dizer que Deus está acima do bem e do mal não quer dizer impunidade. Esta frase significa que os conceitos divinos são a resolução dos conflitos dos conceitos da dualidade e estão acima da dualidade, são mais elevados.

São como estes triângulos descritos aqui:



As Mãos

As mãos divididas em esquerda e direita em diversas culturas têm o seu significado.

A Kaballah no Zohar no capítulo da Rosa, fala da mão direita como a que doa, a que perdoa. A mão esquerda é a mão da justiça e do recebimento. Ambas são necessárias e são complementares.


Comentários

Postagens mais visitadas